domingo, 28 de maio de 2017

William Labov, quem foi?


          Em 4 de dezembro de 1927 nasce em Rutherford, nova Jersey (EUA) William Labov, estudou em Harvard (1948) e trabalhou como um químico industrial (1949-61) antes de recorrer a linguistica. Considerado o fundador variacionista da sociolinguística.  Criou muito da metodologia da sociolinguística e por isso é visto como original e influente nesse meio.  

     Empregado como professor no departamento de Linguística da Universidade da Pensilvânia, e prossegue na investigação sociolinguística, língua mudança, e dialetologia. Entre seus trabalhos incluem A Classe média hipercorreccin como fator de mudança linguística (1966) , em articulação com Yaeger e Steiner, um estudo quantitativo da fonética mudança (1972), entre outros.
Padrões Sociolinguísticos (Sociolinguistic patterns), 1972, de William Labov.

       A sua principal obra foi o livro Padrões sociolinguísticos (Sociolinguistic patterns, 1972), em que apresenta os principais princípios teóricos e a metodologia de trabalho empírico com a linguagem, em uma nova proposta e visão sobre a língua. Conforme mostraremos posteriormente com o post  sobre as variações e mudanças linguísticas, que a proposta de Labov veio como uma crítica aos modelos Saussure e Chomsky.





Fonte: Infobiografias.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dimensões Internas e Externas da Variação Linguística

                Esta divisão se dedica a apresentar exemplos e resultados que investigam fenômenos variáveis do PB nos diversos nívei...