Existe uma única forma de falar “certo”? Nesse caso, qual seria?
Costumamos achar que “o outro” fala errado, com sotaque, cantando, esquisito. É
bom que todos saibam que existe uma área do saber que estuda essas variações da
língua com rigor científico. Trata-se da Sociolinguística.
A Sociolinguística é uma das subáreas da Linguística e
estuda a língua em uso no seio das comunidades de fala, voltando a atenção
para um tipo de investigação que correlaciona aspectos linguísticos e
sociais. Esta ciência se faz presente num espaço interdisciplinar, na
fronteira entre língua e sociedade, focalizando precipuamente os empregos
linguísticos concretos, em especial os de caráter heterogêneo.
Sociolinguística é o ramo da linguística que estuda as relações entre língua e
sociedade e dá ênfase ao caráter institucional das línguas.
A Sociolinguística como ciência autônoma e interdisciplinar teve início em meados do século XX,
embora haja vários linguistas que, muito antes dos anos 1960, já desenvolviam
em seus trabalhos teorias de natureza claramente sociolinguística, como é o
caso de Meillet [1866-1936], Bakhtin [1895-1975] e membros do Círculo
Linguístico de Praga.
Esses são pensadores que levavam em conta o contexto
sociocultural e a comunidade de fala em suas pesquisas linguísticas, ou seja,
não dissociavam o material da fala do produtor dessa fala, o falante – pelo
contrário, consideravam relevante examinar as condições em que a fala era
produzida.
Na sua
infância, a pesquisa sociolinguística foi motivada pela constatação de que
crianças oriundas de grupos linguísticos minoritários apresentavam desempenho
escolar muito inferior ao das crianças provenientes de classe média e classe
alta. Hoje podemos explicar essas diferenças com base no grau de letramento com
que as crianças convivem em seu ambiente familiar.
Liderados
por William Labov, os
sociolinguistas pioneiros, nos Estados Unidos, desenvolveram intensivas
análises contrastivas entre a variedade do inglês que era a língua materna
dos alunos em questão e o chamado inglês padrão, falado e ensinado na escola.
Nesses tempos em que se firmavam as raízes da Sociolinguística, essa ciência
voltou-se prioritariamente para a descrição da variação e dos fenômenos em
processo de mudança, inerentes à língua, expandindo-se depois para outras
dimensões da linguagem humana.
Fonte: http://editoracontexto.com.br/manual-de-sociolinguistica.html
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