domingo, 28 de maio de 2017

Sociolinguística: A Variação e Mudança Linguística




Ferdinand de Saussure há muito tempo manifestou que a língua é um ato social, já que unificava a comunidade que compartilhava o mesmo sistema linguístico. Então expôs que a língua era um ato coletivo, enquanto que a fala é individual.

Essa concepção de língua homogênea que Saussure e posteriormente Noam Chomsky demonstraram, mudou, com as concepções de William Labov que abordou a língua como sistema heterogêneo, pois de lá para cá, muitos fenômenos característicos às línguas do mundo foram estudados, como a Variação e Mudança Linguística. 

Ao longo do tempo as línguas mudam, mudanças semânticas, mórficas, fônicas, lexicais, léxico-semânticas, nota-se que essas alterações sempre pressupõem variação da língua, no entanto, as variações não implicam em mudanças.
 As mudanças linguísticas não ocorrem do dia para a noite, e para que elas ocorram é necessário passar por um processo de variação. Suas causas são de fatores individuais ou coletivos.

O termo VOCÊ sofreu um processo de simplificação fonética, passando de vossa mercê a vosmecêvocê e, por fim,cê. 

Já as variações linguísticas são os processos pelo quais duas formas podem ocorrer no mesmo contexto linguístico com o mesmo significado. Isso se explica pelo fato de uma mesma língua ter diferentes nuances, como o fato da língua portuguesa ser falada de diferentes maneiras mesmo estando no mesmo país, estado e até na mesma cidade. 

Por mais que falamos o mesmo idioma, as variações surgem devido as necessidades de comunicação que cada pessoa tem. Diante disso há diferentes tipos de variação que ocorrem na língua portuguesa:

Diafásicas ou Estilísticas  Ela se estabelecem em função do contexto de comunicação, ou seja, a ocasião é que determina a maneira como nos dirigimos ao nosso interlocutor, se deve ser formal ou informal.  
Diatópicas ou Regionais  São as variações ocorridas em razão das diferenças entre regiões (países, estados, cidades). 
Diastráticas ou Sociais→ São aquelas variações que ocorrem por meio  da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos surfistas, da classe médica, entre outros.










Fonte: Sociolinguística / Izete Lehmkuhl Coelho ... [et al.]. – Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dimensões Internas e Externas da Variação Linguística

                Esta divisão se dedica a apresentar exemplos e resultados que investigam fenômenos variáveis do PB nos diversos nívei...